Villaggio Grando

[10 abr 2019 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Origem, cor, aroma, sabor e até a arte do rótulo: tudo adorável no Villagio Grando Sauvignon Blanc 2017 (Foto Pedro Mello e Souza)

Não há coisa mais genérica dizer que um vinho é gostoso ou até delicioso sem dizer o porquê. Que tal cítrico como uma laranja, manso mas intenso como uma manga, seco mas refrescante como um caju gelado. Esse é o perfil que vai do chão do nariz ao céu da boca do sauvignon blanc 2018 do Villagio Grando, uma das frentes catarinenses do (cada vez mais) chamado “vinho de altitude e do cada vez mais procurado “vinho de atitude”.

 

Safras curtas, vinificação rápida, sem as maloláticas que fariam toda essa fruta se perder – e impediriam mais uma frente de nossos vinhedos se encontrar.No fim da garrafa, pimentões e alcachofras regulamentares, aliados a um certo amargor denunciam a uva – não há circunstância que a contenha.

 

Mas a secura, o frescor e a acidez se mantêm adoráveis e excitantes, prontas para qualquer confronto com cítricos das mais diversas nuances, do escalopinho ao ceviche. Mexilhões, camarões e, principalmente, ovas de peixes, são pares perfeitos para o estilo.Impressionante o bem que a altitude faz ao sauvignon blanc – e até à criatividade de nossos designers, que deram ao rótulo deste vinhos um dos grafismos mais divertidos de nossos vinhedos.

 

RÓTULO: Sauvignon Blanc 2017
PRODUTOR: Villaggio Grando
PAÍS: Brazil
REGIÃO: Altitude Catarinense
ESTADO: Santa Catarina
CIDADE: Erciliópolis
CASTAS: Sauvignon Blanc 100%
ESTILO: Branco leve SAFRA: 2018
ÁLCOOL: 12,5%
FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA: Puro inox, sem bullshit
FERMENTAÇÃO MALOLÁTICA: Nenhuma, Thank God!

 

⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀