Lekubi: Caixas de Surpresas

[10 maio 2022 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Design e criatividade: Lekubi e o Ravasqueira Reserva: caixa de surpresas.

O VINHO QUE SAI DA CAIXA

 

Reproduzo uma coluna da série sobre a informalidade em relação aos vinhos. Fiz um paralelo sobre a cerimônia que os brasileiros em geral, os cariocas em particular, fazem com o vinho. Lembrei dos grandes tempos do Rio capital, da redução da oferta pelo afogamento dos impostos. Mas fiz também um apanhado na literatura sobre como o vinho já foi tão comum quanto pedir uma cerveja na esquina.

 

Mas a questão continua: como voltar a essa informalidade? A própria indústria do vinho nos traz essa resposta, através de soluções modernas, práticas e que, para o consumidor doméstico faz um carinho delicado no órgão mais sensível do paladar: o bolso.

 

A mais prática das soluções, a clientela brasileira demorou a engolir, mesmo sendo hábito entre os europeus desde o século passado, o “bag-in-box”, também conhecido como “wine in box”. É esquecer os preconceitos e descobrir aquilo que o vinho sempre foi: uma caixa de surpresas.

 

´Linha da Lekubi: linhas e design sofisticados, com o verde para os brancos e o bordô para os tintos.

Uma dessas boas surpresas, acaba de chegar ao Brasil pela plataforma LEKUBI, com formatos belíssimos, de linhas elegantes e acabamentos decorativos e conteúdo de nobres vinhos portugueses – sete tintos, um branco e um rosé -, produzidos por vinícolas do Douro, Alentejo, Setúbal e Palmela.

 

Um deles, o Monte da Ravasqueira Reserva da Família Tinto 2019 foi premiado neste ano na Feira de Toulouse, dedicada ao tema. Escolha dos próprios sócios, os brasileiros Deosdete Ribeiro Júnior e Ricardo Braga, disponível no link da plataforma, www.lekubi.com.br

 

A coluna original sobre os “wine-in-box”, aqui reduzida para o foco na novidade

Para esse sucesso, funcionaram duas fórmulas bem “high-tech”, a conservação e o design. É solução sem relação com outros produtos do supermercado. Ao contrário de uma caixa de leite, o vinho na caixa não encosta nas laterais, em cima ou embaixo: vem isolado de qualquer contaminação em um pacote interno, em plástico resistente, embalado a vácuo, que sai por uma torneirinha, que se puxa na hora de consumir, que, além de isolar do oxigênio, ainda funciona como corta-gotas.

 

Nada de vidros, rolhas, ceras ou saca-rolhas envolvidos. São muito mais baratos, muito mais leves e perfeitos para um churrasco, já que cada caixa tem o conteúdo de quatro garrafas., muito agradável, fácil de beber, alegre e sem a cerimônia que dói no bolso.

 

Os sócios, os brasileiros Deosdete Ribeiro Júnior e Ricardo Braga