Cuidado com o sol da primavera de Teresópolis. E não me refiro à força ofuscante do meio dia e à queimadura de grau e meio no incauto sem protetor solar sob o céu lavado, de azul irritante. Me refiro ao brilho e ao frescor do chope de primavera da St. Gallen, de notas tão delicadas quanto insidiosas que, mais uma vez, chamo a atenção do incauto: se achar que é leve demais e for rápido no copo, vai cair e, como em todo o sol que se despreze, se queimar.
Isso posto, o produto é encantador, uma helles bier que o mestre cervejeiro da casa, Gabriel Di Martino, serve desde semana passada até dezembro. Ao frescor, entenda-se tanto temperatura quanto o amargo leve mas obrigatório do lúpulo do tipo hallertau. E entenda-se também o floral que o ingrediente transmite, com o auxílio luxuoso das folhas de lavanda que, colhidas no próprio jardim da cervejaria, riscam o chope com tinta de primavera desde o barril da etapa de fermentação.
O manto é claro, dourado, quase citrino, de espuma fina. “É a cerveja típica de Munique e um dos emblemas da Oktoberfest”, comenta Gabriel, que conduziu todos os passos para a produção do chope, disponível apenas no restaurante e no bar da Vila St. Gallen. Para acompanhar, um salmão igualmente leve, de tempero delicado, criado por Marcos Sodré, do Sawasdee: cura em nam pla e açúcar, dourada na casca e forno de 60 graus (menos do que uma sauna leve) durante 15 minutos.
Vila St. Gallen
Rua Augusto do Amaral Peixoto 166
Alto, Teresópolis
Telefone: (21) 2642-1575
Aberto de quarta a domingo para jantar (sábados e domingos, também para almoço)
www.vilastgallen.com.br