Há um movimento interessante no desenho dos sushibares modernos: o de dar uma cara mais contemporânea ao balcão em que cortam-se os sushis à minuta e surgem os grandes omakazês. É o caso do conceito criado pela arquiteta Carolina Rocco para o restaurante Aya, em Pinheiros, que, em junho, comemorou dois anos de belas peças de um sushi de vanguarda.
A diferença já começa pela quebra da geografia tradicional, com a recolocação do sushman Juraci Pereira, um dos donos da casa, no segundo andar, para serviço mais intimista de sete felizardos e para uma dinâmica que não prejudica o frescor dos pratos. “Se os sushis ficam muito tempo esperando no balcão, acabam perdendo consistência e temperatura”, afirma.
Por isso, o modo de usar é simples:
1)fazer reserva para um dos horários do jantar
2) se for sozinho ou em dupla, parta para o balcão. Com mais gente, fique em uma das mesas ou um dos dojôs.
3) explore o talento de Juraci, no omakazê, que traz o aprendizado com Jun Sakamoto para as criações, fixas ou não.
4) se a pedida for só o sushi, dê uma ousada e, em vez do saquê, peça o bom Loire que está na carta de vinhos, o Pouilly-Fumé Demoiselle. Ou ainda o Aruga Koshu, um branco (sim!) japonês, resultado espetacular do enólogo francês Bernard Magrez.
5) Tenha certeza de que uma das pedidas será o sushi de atum com foie gras e o de salmão com caviar Petrossian – a hora é de indulgência.
Aya
Rua Pedroso de Morais 141, Pinheiros
Reservas +55 11 3097 9856
Aberto para almoço de segunda a sexta. E para jantar, de segunda a sábado.
www.restauranteaya.com.br