Este post é a íntegra da matéria publicada pelo caderno ELA Luxo, em O Globo, em que visitamos os cinco melhores restaurantes de linha francesa em Nova York. Os textos com as impressões sobre os demais restaurantes está em:
Dissemos antes, insistimos agora. O restaurante de Jean Georges não está na lista dos 50 Best. Mas está na relação dos 100 Best, que a tal revista Restaurant não divulga muito, mas que indica quem sobe. O chef alsaciano está sempre ascendente. Antes de mais nada, as recomendações para reserva: antecedência, pedir main room e ir no almoço, para aproveitar o preço melhor e a luz do dia, que os janelões do salão acendem para dar novas cores aos pratos.
Aconteceu algo ali que não se viu nos demais restaurantes desta relação: o chef estava presente. Apressado mas atento, mal pôde conversar sobre como sela aquela couve-flor que guarnece as vieiras, como concebeu a granola com o foie gras, de onde tirou aquele caldo de salsas para a trilha ou, finalmente, de onde vem aquele frango – sim, frango, não se iniba – com raça e aroma da mais fina caça. No serviço, é o mais francês de todos, com maitres e garçons coordenados no serviço. Luís XIV vive.
“O céu aqui é mais alto”, comentou o guru Luiz Carlos Ritter, responsável direto pela qualidade das escolhas de endereços, pratos, enfim, de cada passo dessa caminhada pelos sabores da cidade.Talvez ele estivesse também se referindo à altitude do trio de chocolates, da altivez do melão e do pêssego, que adoçam o almoço, a memória, a existência de quem sabe que uma grande metrópole começa mesmo na cozinha.
JEAN GEORGES
Trump Hotel Central Park
1 Central Park West
New York, NY
Reservas: OpenTable.com
Confirmações: +1 (212) 299-3900
Metrô: 59th St. Columbus Circle