Neste ano, no mês de julho, veremos Portugal disputando mais uma de suas muitas copas. Formalidade, já que, em muitos copos, não há disputas. É caso da Casa Fonseca. Poucos rótulos colecionam tantas notas máximas, como os 100 pontos da Wine Spectator, séries dos vintages de portos da vinícola. Mas a festa de suas conquistas não abalam a garra de seus proprietários.
Um deles, Adrian Bridge esteve no Brasil para comandar, pessoalmente, uma degustação vertical de safras históricas, em evento que só acontecia na Inglaterra ou na França. E trouxe na bagagem um dos rótulos que valeram à Fonseca uma exclusividade: é a única a conquistar (e foram quatro vezes) os 100 pontos pela revista americana Wine Spectator, que elegeu a safra de 1994 como a melhor de sua lista, em 97.
Generoso e poderoso, redondeza e largueza, com todos os aromas regulamentares, como o café e o cacau – ou menos, mas igualmente encantador, como o caramelo ao sal. Textura aveludada, cor intensa, radiante e notas de figos, ameixas e outras frutas que ganham exuberância com os minutos – e mel e um chocolate adorável no fim.
RÓTULO: Fonseca Vintage Port 1994
PRODUTOR: Ferreira Guimarães
PAÍS: Portugal
REGIÃO: Vinhos do Porto
SAFRA: 1994, engarrafado em 1996
ALCOOL: 18%
QUEM TRAZ: Vinci
Cotações:
Wine Spectator: 100 pontos (James Suckling)
Jancis Robinson: 17,5 / 20