Foi um evento simultâneo em sete países no mundo. O Brasil foi um deles. E o Rio foi escolhido para o lançamento mundial da cuvée Alexandra, um champanhe rosé do mais alto extrato da Laurent-Perrier. Para quem já conhecia a fineza da cuvée Grand Siècle, a fineza do rosé pode não ser surpresa, mas é encantador. “Alexandra é um rosé de cinco anos de maceração, não de assemblage, como costuma-se fazer na região, e requer uma qualidade superior das uvas”, explicou Nicole Snozzi, embaixadora da maison.
Coube a ela comandar o evento no restaurante Le Pré-Catelan, no Rio de Janeiro e falar a respeito do vinho, que combina uma parte de chardonnay para quatro partes de pinot noir, que transmite a estrutura, as notas frutas (e flores) vermelhas e uma grande personalidade de nariz e boca. O rótulo é uma homenagem a uma das filhas de Bernard de Nonancourt, que casou-se na época do lançamento da safra de 1987 e batizou o rótulo, que chega ao Brasil em sua edição comemorativa, em estojo de madeira, pela importadora Inovini.
Entre as avaliações, destaque para o comentário da crítica Jancis Robinson, que ressaltou caráter e profundidade, com maturação e bom desenvolvimento no paladar dos cuvés rosés da casa Laurent-Perrier. Entre os críticos da Wine Spectator, Bruce Sanderson julgou a cuvée 1997, colocando-o como rico e sutil, impregnado de sol do verão tardio, com cítricos, musgos e frutas secas.
RÓTULO: Alexandra Grande Cuvée Rosé
TIPO: Millésime 2004
PRODUTOR: Laurent-Perrier
PAÍS: França
REGIÃO: Champagne
DENOMINAÇÃO: Champagne
CORTE: Chardonnay, pinot noir
ÁLCOOL:12%
QUEM TRAZ: Inovini