No mais belo dos brindes, a conta perfeita de tão inexata: de 99, só falta um para one thousand. Gracias, chardonnay; merci viognier. Após essa pequena mas direcionada declaração, passo à observação: impressionante a elegância e o aveludado que a uva viognier confere aos vinhos, em qualquer hemisfério em que esteja, em qualquer corte que integre.
Um desses cortes é a combinação com o chardonnay, que, se for de qualidade, entra com a acidez e com a elegância. Corpo e aromas, os dois têm, como mostra esse vinho da região de La Mancha, área quentíssima da Espanha. Muitas regiãos usam esse corte do Chile ao Alentejo, da Áustria à Austrália, da Sicilia (Planeta) ao natural sul da França, quase sempre com a mesma graça e leveza do 99 Roses.
Há quem diga que os melhores parceiros para essa combinação são os mariscos, os atuns, os siris, as lagostas, as vieira e os peixes brancos grelhados de Oz Clarke, que também sugere comida indiana – e, segundo Hugh Johnson, os tajines e os risotos oleosos de nero de sépia. Aqui, caiu como um refresco, refrigerante mesmo, com o cheeseburguer clássico do Ritz, em São Paulo.
Onde encontrar este vinho para comprar. Obrigada