A resposta foi uma alfinetada no meu fígado: “Não sei. Só sei que se você acha que um dia vai entender de vinhos, tem que prová-los todos os dias, vinhos bons, ruins, médios”.
Não posso exigir esse esforço do leitor, muito menos desencorajá-lo. Mas posso sugerir um começo: o curso de iniciação que a Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro inicia a partir do dia 28 de abril, quinta-feira.
Não será um vinho por dia, mas na programação de uma aula por semana – sete ao todo -, o interessado é levado a etapas importantes para quem quer dar um mergulho mais fundo nesse tonel.
Serão abordados temas como a história do vinho, as zonas produtoras mundiais, técnicas vitícolas, principais variedades de uvas, a colheita, a elaboração, os elementos que constituem, além de leitura de rótulos e a relação do vinho com a saúde.
Assuntos especiais como o champanhe e o porto ajudam a diversificar os temas do período letivo, que ainda nos brinda com requintes de informações sobre adegas, cartas de vinhos, temperaturas de serviços, tipos de copos e, principalmente, a relação do vinho com os pratos, seja na cozinha ou na mesa.
Quem assistir a pelo menos 5 das 7 aulas ganha um certificado de conclusão e estarão aptos a realizar o curso avançado, o de degustação.