Eu tinha que dar essa notícia mas não sabia como, em um site de gastronomia: no segundo semestre, estréiam As aventuras de Tintim. Em 3D. E com produção de Steven Spielberg. E com Daniel Craig, no papel do pirata Rakham, O Terrível. Não mereço…
Mas descobri uma fórmula de encaixá-lo nesse espaço gastronômico, logo a ele, que comia pouco – seu parceiro, o Capitão Haddock é que bebia muito: no rastro da estréia do desenho e do lançamento das coleções em dvd da série, a Delacre, grife de biscoitos de chocolate, lançou a sua própria linha de embalagens com estampas dos personagens.
Os exemplares da imagem acima são das latas de biscoito para coleção, com Tintim e Milu, que continuam bons vendedores mesmo após 82 anos de existência.
Mas seus outros companheiros estão todos lá: o Professor Girassol, os detetives Dupont e Dupond e até a inconveniente soprano Bianca Castafiore, além do próprio capitão Haddock. Para quem gosta de Tintim, imperdível.
Isso me lembrou a série limitada que o Champagne Brochet-Hervieux fez em homenagem a Hergé. Em um dos livros do Tintim, de 1952, o capitão Haddock estoura uma rolha de Champagne e a garrafa era da vinícola! O livro era Objectif Lune e, na página 55, Hergé demonstrava que era um dos fiéis clientes da marca. Grata, a casa retribuiu com uma edição limitada da gravura de Haddock no momento do estouro da rolha.
Que erudição! Não fazia a menor idéia disso. E olha que eu me considero (considerava) um expert em Tintim. Isso vai virar post. Duplo, alias, pois consegui uma das poucas imagens de Tintim – que não bebe – segurando uma garrafa com olhar de prazer. Era de champanhe. Seria uma Brochet?
só podia. O Hergé era cliente fidelíssimo.
Alguém consegue comprar essa latinha? Ou só indo a Bélgica mesmo?