Arte e Ornellaia

[23 maio 2011 | Pedro Mello e Souza | 2 comentários ]

 

Essa pequena extravagância da foto tem um preço: 40 mil euros. Esse foi o lance alcançado pela criação da artista alemã Rebecca Horn sobre uma garrafa de 9 litros (salmanazar) do supertoscano Ornellaia, em um leilão realizado no dia 19 de maio, em Berlim.

 

O trabalho integra o programa Vendemmia d’Artista, promovido pela Tenuta dell’Ornellaia, que entra em seu terceiro ano. E baseia-se em uma obra maior da artista, uma instalação que lembra uma árvore de fios de cobre, localizada no meio da adega principal da vinícola.

 

“A idéia do trabalho não é a estática de uma escultura”, revelou Rebecca, que usou jarras pendentes com líquidos soltos, nas pontas de alguns dos fios.  “É um movimento que celebra a mágica do vinho”, completa.

 

Todo o conceito do trabalho estampa também os rótulos comemorativos da safra 2008 da Ornellaia. Uma série especial foi criada em formatos diversos, como os impérials e os double magnums. Cada garrafa da série especial é numerada e assinada pela artista.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Olá Pedro, acho incrível quando a arte entra no contexto. E a Ornellaia faz isso com tanto significado… E o que são as fontes na entrada da vinícula representando as quarto estações do ano? No projeto inicial elas jorrariam vinho, mas… enfim, ficaria inviável. Logo trocaram por água mesmo. Seu blog é muito bacana! Bj, Ana Flávia Dodl

    • Pedro Mello e Souza disse:

      Merci pelo comentário, Ana Flavia. Esse projeto deles é anual. Vou até fazer um post em cima disso, caso eu consiga as imagens das edições anteriores. Fica de olho no site, que tem atualização diária e boletins da nossa page no Facebook. Beijo!