Na geografia, a faixa de litoral entre os portos de Cadiz e Malaga poderia marcar o limite do Mar Mediterrâneo, na direção do poente. Mas a história diz o contrário: o que falta à região é exatamente a quebra dos limites, sejam os históricos, em que a Andaluzia foi conquistada pelos sarracenos; os climáticos, por marcar o ponto mais cobiçado para o veraneio dos turistas europeus; os financeiros, por assistir, na praia de Marbella, o desfile dos barcos mais ricos do mundo.
E é dali, desse misto de Ibiza com Monte Carlo – tão alegre quanto aristocrático – que nos chega uma das novas revelações da cozinha espanhola: o Skina, do o chef Mauro Barreiro e do restaurateur Marcos Granda. A dupla está no Brasil essa semana a convite do restante Eñe, que organizou 4 dias de jantares, dois em São Paulo (dias 6 e 7) e no Rio (dias 8 e 9, hoje e amanhã) para mostrar o que a dupla traz ao cenário para lhe valer a primeira estrela do Guia Michelin.
No cardápio, a sequência se inicia com uma visão de Granda sobre o gaspacho, preparado com papaia, berinjelas e o travo salgadinho do aliche. A seguir, chega um peixe pouco usado por aqui, o agulhão, com o corte da barriga preparado em tartare. Fechando a série dos frutos do mar, teremos uma vieira grelhada com milho acridoce e um robalo defumado sobre arroz cremoso e bagas de goji. Fechando o cardápio, o cordeiro no próprio molho e duas sugestões doces: o iogurte com aromas de primavera da Andaluzia e a barra energética com banana e avelãs.
Eñe
Hotel Intercontinental Rio
Av. Prefeito Mendes de Moraes 222
São Conrado
Reservas: (21) 3322-6561
Preço por pessoa: R$ 195, com bebidas à parte