Mesa histórica em Vassouras

[30 jul 2011 | Pedro Mello e Souza | Um comentário ]

 

A historiadora Ana Roldão não para. Onde ela estiver, haverá uma ebulição em torno da história e um fogo eternamente ligado na cozinha. A mais nova ligação que ela realizou foi o Festival Vale do Café, que termina nesse domingo, no Vassouras Eco Resort.

 

Neste evento, Ana resgatou cardápios dos jantares inspirados nos barões e baronesas do século XIX, que misturavam os ingredientes brasileiros às refinadas técnicas francesas. Preferências da Família Imperial, o rancho dos tropeiros e as receitas dos escravos também integram a pesquisa.

 

Nessa noite, o tema é Ecos de Versailles e a Corte Brasileira no Vale do Café. A influência francesa está presente nos pratos, desde a entrada até a sobremesa. Consomê de abóbora com nata fresca e um cordeiro ao vinho tinto com uvas e nozes, como exemplo.

 

Na primeira noite, na semana passada, foi feita uma homenagem a Eufrásia Teixeira Leite, o grande amor da vida de Joaquim Nabuco. “Era uma mulher à frente de seu tempo, que não se contentava em apenas gastar o seu dinheiro, mas procurava as melhores oportunidades para investi-lo”, conta Ana Roldão.

 

Do resgate dessa homenagem, uma salada de pato com crocante de batata doce e molho de jabuticaba, camarões, cuscus, coelho e frutas tropicais.

 

Serviço:

Vassouras Eco Resort

Estrada Lacerda 66, Km 217, Vassouras – RJ.

Reservas: (21) 3497-9277 ou (21) 3591-1288

Site www.vassourasecoresort.com.br

Preço por pessoa: R$120 (entrada, prato principal e sobremesa)

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Cris Beltrão disse:

    Eufrásia era o máximo. Geria as próprias finanças e jurou nunca casar. Doou toda a sua fortuna à população carente de Vassouras. Mulher à frente do tempo.