Esta receita, por mais francesa que seja, é de uma brasileira. É a chef Célia Miranda Mattos, que, do lado do marido Gustavo Mattos, comanda uma das surpresas da estação, em Paris, o Chez Nous, Chez Vous. A descoberta não é minha; é do New York Times, que relacionou o ponto como um dos “lugares secretos de Paris”.
O local, o apartamento do casal, no 15ème arrondissement (116 Bis, Rue Saint Charles, 75015 – Paris, França. Tél: +33 (0) 1 45 30 58 92), com direito a vista para a Torre Eiffel, onde recebem grupos com reserva antecipada. Ambos trazem diploma de Cozinha e Pâtisserie do Cordon Bleu. Ela tem ainda um estágio no restaurante Apicius, 2 estrelas do Michelin, com o chef Jean-Pierre Vigato. Ele, no restaurante Apicius, também com duas estrelas do Michelin, com o chef Jean-Pierre Viga.
Ingredientes para 8 pessoas:
8 ovos inteiros
200 gramas de açúcar cristal
200 ml de creme de leite fresco
3 colheres de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de cachaça
Cerejas e amoras silvestres em quantidade suficiente para forrar o fundo da forma.
MODO DE PREPARO
Junte os ovos e o açúcar e mexa bem e rapidamente com a ajuda de um fouet.
Quando o açúcar tiver sido completamente incorporado, acrescente o creme de leite e mexa novamente.
Coloque então a farinha de trigo e misture bem. Por fim, acrescente a baunilha e a cachaça.
Use uma travessa que possa ir ao forno.
Coloque todas as amoras no fundo da travessa, espalhe a mistura por cima e leve ao forno baixo, a 200°C aproximadamente, por cerca de uma hora. Para saber se já está bom, espete um garfo bem no centro da sobremesa. Se ele sair limpo, já está pronta.