OK, todo dia é dia de cerveja, não vou me expor ao lugar comum dessa resposta. Mas o fato é que temos declarado o dia 5 de agosto como o Dia Internacional da Cerveja – International Beer Day. A data não tem motivo específico – “é um dia de verão, pura alegria”, dizem os criadores da ação, que iniciou-se em 2008 e ganhou a adesão de 337 estabelecimentos em 193 cidades de 46 países em todo o mundo.
No Brasil, casas como o Melograno e a Cervejaria Nacional, em São Paulo, o Templo da Cerveja, em Curitiba, o Reduto da Cerveja, em Belo Horizonte, e o Boteco das Onze, em Belém do Pará estão entre as adesões oficiais.
Mas acontece que o dia 2 de agosto também teve brinde: foi o Dia Internacional da IPA – Indian Pale Ale, a cerveja floral, de alta carga de lúpulo – e de álcool. Duas delas estão em exposição abaixo, em uma das degustações que fiz para uma matéria grande sobre o tema, após uma aula sobre o estilo no BeerJack Hideout, em Botafogo.
Brew Dog Punk IPA
Post Modern Classic Pale Ale
5,6% de álcool
No nariz e na boca, parace uma autêntica briga de fim de feira: são cítricos finos, tangerina, flor de laranjeira, todos os zests, quando vira no copo. No primeiro gole, maracujá e abacaxi cozidos. Melão muito maduro e pêssego, na evolução. No fim, jasmins, lichia. Isso não é uma cerveja. É um riesling com manga.
Brew DogHardcore IPA
Explicit Imperial Ale
9,2% de álcool
Compotuda, densa, amargosa, pede uma sopa sopa aveludada, tipo a de cogumelos, com condimentos à vontade, para segurar o tranco dessa cerveja. Confesso que já estava meio bicudo quando avaliei essa cerveja. Merece revisão.