O ex-adido cultural da embaixada da França no Rio, Romaric Büel, seguiu o caminho de muitos dos seus compatriotas: escolheu a cidade para morar. Mas o coração bate livre. Ou France Libre, como no caso da Alsácia, uma das regiões mais disputadas por francos e germânicos, ao longo da história. E parte dessa narrativa estará em cartaz em dois eventos, uma degustação e um jantar.
A degustação é uma vitrine de grandes produtores alsacianos, de pontuações altíssimas, mesmo em vinhos que não são topos de linha, como no caso dos rótulos de Léon Beyer, Kuentz Bas (Jérémy e o próprio Kuentz estarão presentes), Gustave Lorentz e, principalmente, Hugel & Fils. O coquetel é do chef alsaciano Gilles Seiler.
O jantar, assinado pelo próprio Seiler, em parceria com Pierre Landry, chef residente do Paris e da Casa Julieta de Serpa,tem como estrela os vinhos alsacianos, que chegam com a classe do Riesling 2005 Les Escaliers, de Leon Beyer, com a salada de lentilhas com salmão, chantili de raiz forte e crocante de bacon. O lado brasileiro do evento fica por conta do filé de tucunaré rôti com pimenta, palmito fresco e granitê de vinho branco alsaciano, que chega com o Auxerrois 2010, de Kuentz-Bas.
O pinot noir 2009 do rótulo acima, de Hugel et Fils, chega com um contra filé com pimenta Sichuan, couve roxa e molho de cerveja preta. Por fim, um clássico alsaciano, a mousse de kirch e cerejas ganha a doçura complexa do Gewurztraminer 2008 Reserve, de Gustave Lorentz.
Sabores da Alsácia
Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa
Praia do Flamengo 340
Reservas: (21) 2551-1278
28 de novembro, às 20h
R$ 350 por pessoa