Dei uma fuçada no New York Times e vi destaques da semana para restaurantes simples como o Murray Cheese Bar, em Greenwich Village e o El Toro Blanco, em West Village. O primeiro é uma antiga loja de queijos que, agora, conta também com balcão e cardápio, com direito a versões estilizadas do mac and cheese e do cheesecake com calda do próprio.
Dando uma olhada da carta de vinhos, coisas interessantes na taça, mesmo em uma lista sem exageros, entre eles um champanhe que eu adoraria conhecer, o Chartogne Taillet. Há também uma aposta forte em espanhóis, como os brancos (o galego Godello Amizade 2010 e o catalão Edetaria Terra Alta, Garnacha Blanca 2009), Ou os tintos Primitivo Quiles Raspay 2005, da uva monsatrell; o Cune Rioja Reserva 2007, tempranillo, claro. E uma seleção de jerez, com o fino de Gutierrez Colosia, o oloroso El Maestro e o Solera Reserva do venerável Emilio Lustau.
Outro restaurante simples, mas efervescente, segundo o jornal, é o El Toro Blanco, um restaurante mexicano no West Village, como um dos emblemas de como o time de tacos, tamales, empanadas e quesadillas (foto abaixo) se mantêm na moda. O jornal fala ainda da cozinha de Sri Lanka como um rumo para a criatividade. E lamenta o fim do blog All we can eat, do concorrente Washington Post.